Instituto Pensar - Rússia e França querem cumprimentos de acordos para resolver situação na Ucrânia

Rússia e França querem cumprimentos de acordos para resolver situação na Ucrânia

Presidente da França, Emmanuel Macron, conversou com presidentes da Rússia e da Ucrânia. Foto: Remi Jouan/Creative Commons

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que a França fez propostas realistas e que é possível chegar a um acordo com o ocidente para resolver a situação na Ucrânia. As afirmações foram feitas depois do encontro entre Putin e o presidente francês, Emmanuel Macron.

"Esta discussão pode dar início à direção que precisamos tomar, que é no sentido de uma desescalada?, disse Macron no início da reunião, realizada nesta segunda-feira (7).

E disse acreditar ser possível "construir elementos de confiança, estabilidade e visibilidade para todos?.

Putin, por sua vez, disse que os dois países têm preocupações comuns sobre a situação da segurança na Europa. E que a França vem trabalhando há anos para solucionar os conflitos envolvendo a Ucrânia.

O presidente russo afirmou ainda que a conversa foi útil e que algumas ideias de Macron são "realistas? e poderiam ser a base para possíveis medidas em conjunto no futuro.

Apesar de afirmar que a Rússia fará "de tudo para alcançar acordos com o Ocidente?, Putin manteve as ameaças à Ucrânia.

Disse que o país deve respeitar os Acordos de Minsk, firmados 2014 e 2015. E acrescentou que, se a Ucrânia aderir à Otan, os países europeus serão arrastados para um conflito militar com a Rússia.

Macron, que seguiu para a Ucrânia nesta terça-feira (8), também defendeu o cumprimento dos Acordos de Minsk, ao lado do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Os acordos foram mediados pela França e Alemanha e não contaram com a participação dos Estados Unidos.

Rússia e Ucrânia descumpriram acordos

Os acordos têm como ponto central um cessar-fogo permanente no Leste ucraniano. Lá separatistas pró-Moscou e forças ucranianas travam um conflito que deixou mais de 13 mil mortos nos últimos oito anos, e tirou parte do território do país do controle de Kiev.

Porém, os termos do acordo foram violados por todos que se comprometeram. Macron tem pressionado Rússia e Ucrânia a cumprirem o trato de maneira integral como forma de reduzir a tensão entre os países.

Após os encontros, Macron disse, em entrevista coletiva, que os dois países se comprometeram a cumprir os acordos.
Mas adianta que será um processo lento e que deve se arrastar por meses.

"Agora é possível fazer avançar as negociações?, declarou Macron, dizendo ver "soluções práticas? para reduzir as tensões.

Leia também: Soldados dos EUA ocupam a Polônia contra a Rússia

A expectativa é que ele converse novamente com Putin esta semana.

Já o presidente ucraniano quer demonstrações concretas da Rússia.

"A abertura é sempre algo bom, se for verdadeira, e não um jogo, mas sim uma abertura séria, não uma piada, e o entendimento aqui é de que existe um risco real?, disse Zelensky, ao lado de Macron. "Eu não acredito em palavras, eu acredito que cada político pode ser transparente ao dar passos concretos.?

E afirmou acreditar que seja possível se reunir com os líderes da França, Alemanha e Rússia em breve.

Com informações do DW e IG



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: